domingo, 21 de dezembro de 2008

ESPERANDO O PRESENTE HÁ MUITO TEMPO


“Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos:” (Lc 2:28-31)
Esta cena histórica revela, exatamente, o sentimento que deveria compor o conteúdo da expectativa que temos no Natal: “Meus olhos viram a tua salvação”.
Jesus Nasceu para consumar uma promessa feita a Adão e Eva em Gn 3.15. No decorrer de toda sua vida essa expectativa estava lá, no coração de Simeão. Tomando Jesus nos Braços, ele recebe o presente tão aguardado. Não recebe daquela criança uma túnica ou sandálias novas, não recebe das mãos dele um novo móvel para sua casa, um novo transporte etc, o que ele recebe de Jesus é um novo coração. Um presente que, absolutamente, nenhuma outra pessoa poderia oferecer-lhe, mesmo com todo o dinheiro do mundo a sua disposição.
Simeão ficou tão feliz e realizado que expressou sua gratidão, afirmando: Senhor tudo o que eu precisava para ser completo eu acabei de receber, meu olhos viram o cumprimento de sua promessa de salvação e ela me preencheu totalmente que já posso finalmente descansar a alma. (paráfrase minha)
Hoje é natal! Comemoramos o nascimento de Jesus! Será mesmo? O que nossos olhos contemplam neste momento: o novo carro, o novo celular, o novo computador, a roupa de grife, a fartura da comida. O que esperamos ansiosamente? A chegada do parente, do amado ou da amada distantes, esperamos os fogos de artifício, a abertura dos presentes, a bebida que não chega?
Enquanto não esperarmos, tão somente, por Jesus, o verdadeiro presente de Deus, a promessa cumprida do Redentor ao mundo perdido, todo natal será vazio, pois não contemplaremos a salvação em Jesus de Nazaré, o Messias.
Neste Natal, olhe para Jesus e descanse de todas as ansiedades pela procura do melhor Presente, pois ele já foi dado para humanidade.

Nátsan P. Matias (dez/2008)

Nenhum comentário: